É melhor prevenir do que remediar! Conhece essa frase, né? Isso se aplica a diversas situações da nossa vida – como na saúde, cuidados com o carro, entre outras. Com o ar condicionado não é diferente!
MANUTENÇÃO E INSTALAÇÃO DE AR CONDICIONADO
ENTENDA A IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO PREVENTIVA NO AR-CONDICIONADO
A manutenção preventiva do ar-condicionado é fundamental para mantê-lo funcionando bem por mais tempo. É normal que as pessoas deixem para fazer a manutenção do aparelho quando algum problema surge, o que é um erro!
Quando mau cheiro, dificuldade de resfriamento ou vazamento aparecem, é porque algo está errado. Quando isso acontece, o prejuízo é maior e a dor de cabeça só aumenta.
Então, é melhor manter os cuidados do dia a dia com o equipamento e evitar situações como essa, concorda?
Assim você aproveita seu ar condicionado, que não foi barato, por muito mais tempo e com qualidade.
MANUTENÇÃO PREVENTIVA DE AR-CONDICIONADO
A manutenção preventiva de ar-condicionado consiste em ajustes que visam a conservação do equipamento. Assim, é possível diminuir o risco de algumas falhas e eliminar defeitos que podem se tornar problemas maiores no futuro.
Esse tipo de manutenção pode prevenir diversos problemas no ar-condicionado, como seu mau funcionamento que causa o maior consumo de energia, má qualidade do ar, barulhos inconvenientes, congelamento das peças internas, entre outras situações.
O que são essas manutenções e o que deve ser feito nessas manutenções?
Antes de listarmos algumas medidas, é importante ressaltar que algumas delas devem ser feitas por profissionais.
Isso porque tem peças de ar-condicionado que devem ser ajustadas por pessoas qualificadas para não prejudicar o funcionamento do aparelho. Mas, algumas ações como a limpeza interna, podem ser feitas por você mesmo.
Veja as medidas da manutenção preventiva:
1-Limpeza do ar-condicionado (é importante limpar a mangueira de drenagem)
2-Higienização da bandeja de drenagem;
3-Verificação do encaixe das aletas;
4-Revisão dos contatos dos cabos elétricos no compressor;
5-Revisão do sensor de temperatura (caso exista);
6-Ajuste dos parafusos do gabinete;
Entre outras soluções mais específicas, recomendadas para serem feitas por profissionais especializados.
Queremos melhorar o uso do seu aparelho e não piorá-lo, não é verdade?
Quando fazer manutenção preventiva no ar-condicionado?
O tempo para fazer essa manutenção é relativo. Porém, é recomendado que seja feita periodicamente. Então é bom se atentar às sugestões descritas pelo fabricante, de acordo com cada modelo e marca.
Não é necessário fazer todos esses ajustes de uma vez. É bom fazer a limpeza regularmente, já as medidas mais específicas que precisem de um profissional, podem ser feitas uma vez ao mês ou até mais espaçadas.
Leia sempre as recomendações de uso!
Qual a importância da manutenção preventiva do ar-condicionado?
Fazer manutenções preventivas é muito importante, tanto para sua saúde, como para o seu bolso. Para entender melhor como a prevenção é fundamental, vamos te explicar como isso pode te ajudar e muito!
Economia:
Um aparelho eficiente consome menos energia, então com a manutenção preventiva você economiza na conta de luz.
Ainda evita que você gaste muito mais dinheiro com problemas maiores ou até mesmo com a troca do ar condicionado caso pare de funcionar;
Você sabia que um aparelho sem manutenção pode causar doenças respiratórias?
É verdade!
Um ar-condicionado em bom estado não só ajuda a manter o ambiente fresco, mas também evita que sujeira, mofo e bactérias se acumulem no equipamento – o que pode causar problemas respiratórios e alérgicos;
Melhora da eficiência:
Com a manutenção preventiva, o ar condicionado ficará sempre em bom estado.
Dessa forma, tornam-se ainda mais eficientes, já que os aparelhos sujos ou que não passam por reparos e manutenções periódicas precisam fazer um esforço 20% maior para climatizar um local.
Ou seja, se esforçam mais, gastam mais energia para produzir a mesma quantidade de ar resfriado que quando estava funcionando bem.